Eae galerinha, como vão? Sei que muitos estavam aguardando o retorno de Gilag no anime mesmo após acabar a série da Rank-Up Magic – Barian’s Force. Eu pensei que seria dessa vez que receberíamos mais cartas “Hand” (Fire e Ice, pelo menos), mas ao invés, podemos ter a confirmação de outras cartas, dessa vez de Level/RANK 2. Acompanhe!
Confira a análise do episódio anterior clicando aqui; Confira a prévia do próximo episódio clicando aqui;
Bom, então vamos começar do começo. Yuma, após passar por quatro ruínas around fuckin globe, decide descansar um pouco em sua casa. A vó de Yuma e a Akari-chan dão uma bronca no garoto pelo seu desaparecimento sem avisar ninguém (Akari <3). É então que na TV passa uma notícia de uma estátua (aquela da imagem acima) encontrada misteriosamente no Duel Sanctuary. Sim, naquele lugar que Yuma duelou com as estátuas dos monstros lendários e mais tarde com o carinha que usava os Ninjas, logo no começo do Zexal.
Yuma e Astral decidem ir investigar o santuário (que está muito bem conservado para ser considerado uma ruína) assim que Roku (o velho das estátuas) conta uma lenda envolvendo um lendário cavaleiro do passado. É claro que Gilag também estava atento às notícias e decide ir verificar a estátua feita em sua homenagem, e ainda consegue chegar antes dos outros até o templo.
No decorrer do episódio, Gilag descobre que aquela estátua na verdade era um Guardião do Número 64, e que está relacionado com a sua história do passado.
Gilag era conhecido como Kiraku Souhachi no passado. Ele havia salvado um guaxinim chamado Ponta e se tornado amigo desse. O tal guaxinim na verdade era um tanuki, um personagem do folclore japonês que suas histórias são sempre engraçadas, diferentes das de raposa que são sérias. Já falamos várias vezes do folclore japonês aqui no blog, como em Carta da Semana #47: Kamaitachi e WTF Konami X (Special Edition), mas sobre os tanukis, é a primeira vez.
Em Zexal, o tanuki tem o poder de possuir o corpo de qualquer pessoa com uma técnica semelhante à que ele está fazendo no banner do post (com um leque da bandeira do Japão). A pessoa possuída pelo tanuki ganha bigodes e um nariz vermelho. O espírito de Ponta que estava aprisionado na estátua de Kiraku Souhachi possui Gilag que duela com Yuma após isso. Outro poder de Ponta é de tomar a forma de qualquer pessoa. No passado ele usou esse poder para ganhar a forma de Gilag e participar de várias batalhas e guerras ao lado de seu dono.
Agora se você reparar, pelo menos três Barians até agora tinham um mascote no passado: Durbe tinha um Pégaso, Misael tinha um Dragão e Gilag tinha um Tanuki. E na hora desses três terem destaque, foram os espíritos guardiões do Numbers que duelaram, Mach e Ponta com Yuma e Jinlong com Kaito.
Okay, chega de enrolar e vamos ao duelo!
Duelo! [Yuma x Ponta]
Quando Ponta tomou o corpo de Gilag, a alma deste ficou aprisionado na estátua que Ponta estava. Assim, o verdadeiro Gilag ficou obrigado a torcer para Yuma ganhar o duelo para trazê-lo de volta. Tudo isso deixa Yuma bastante confuso durante todo o duelo. No turno de Yuma, Ponta toma o corpo dele para ver as cartas em sua mão e criar uma estratégia para destruí-la rapidamente, deixando Yuma sem opções para o próximo turno.
O duelo é bem rápido, mas contou com a presença de cartas novas bem legais.
Yuma Cards:
Dododo Witch |
Dododo Gasser |
Chauchow-chan |
Três novos monstros, que legal. Que milagre o Gagaga Magician não ter aparecido nesse episódio. A aparição desses novos Dododo só pode ser explicada por um motivo, chamado Duelist Pack: Yuma 2, Gogogo e Dododo que será um pack contendo várias cartas Dododo e Gogogo do Yuma. Então não esperem que as cartas desse episódio apareçam no Shadow Specters ou Numbers Hunter.
Dododo Witch me lembrou o Card Breaker do Yusei (5D’s), com um efeito semelhante, porém bem mais útil, já que Card Breaker tinha que enviar uma Spell/Trap virada para cima ao cemitério para ser invocado e só tinha 100 pontos de ATK. Logo, Dodod Witch, se vier com esse efeito, estará presente em vários decks Xyzcentric (inclusive no meu). O deck do Yuma realmente precisava de um monstro feminino para fazer companhia às Gagaga Girl e Clerk.
Apesar daquilo não parecer nada um monstro Fiend, Dododo Gesser tem um efeito legal. É um dos poucos monstros FLIP de Level alto, e o primeiro desse tipo a aparecer no Zexal. Com 3000 pontos de defesa e um efeito ofensivo de destruir 2 monstros que o oponente controla quando ele é virado para cima, e ganhando mais pontos de ataque quando é invocado por virar, aposto que se vier para as nossas mãos teremos alguns decks temáticos com ele, sendo que até mesmo a Dododo Witch pode ser tributada para invocar ele.
Chauchow-chan é tipo uma Rose Archer por negar efeito de cartas armadilhas por enviá-lo da mão ao cemitério, porém ele consegue ser pior, uma vez que você pode obter o efeito da carta armadilha negada para si. Ele é o menos provável de ser lançado, não estou apostando muito, mesmo que tenha ganhado um bom destaque de animação no episódio.
Guard Plus |
Burst Reverse |
A mágica e a armadilha do episódio. Guard Plus foi usada junto com Monster Reborn por Ponta no corpo de Yuma durante o seu segundo turno, revivendo Toy Knight do cemitério para aumentar o ATK do Dododo Gasser de 0 para 200. Isso foi para apenas acabar com todas as cartas de Yuma e como já dito antes, não deixar esperanças para o próximo turno, o que não foi necessário.
Quando Ponta estava para atacar com o seu exército de tokens tanuki, Yuma interrompeu com Burst Reverse que havia colocado em campo antes de ser controlado por Ponta, o que fez com que ressuscitasse o Dododo Gasser do cemitério virado para baixo e reunisse todas as peças para a sua vitória no campo de batalha.
Tanto Guard Plus quanto Burst Reverse seriam legais no jogo. Guard Plus contém dois dos monstros principais de Yuma na artwork, Ganbara Knight e Zubaba Knight, então é provável que seja lançada. A segunda já não tenho tanta certeza…
Ponta Cards:
Pon-Poko the Raccoon Rascal |
Tan-Tan the Raccoon Rascal |
Eu sei que não tem nada a ver, mas essa dupla não te lembra um pouco o Zé Colméia e o Catatau? Sei que eles são ursos, mas desde que vi pela primeira vez não consigo tirar isso da cabeça. Enfim, mais um mini-archetype de dois membros, Pon-poko e Tan-Tan the Raccoon Rascal (Na versão japonesa são chamados de Tanuki mesmo).
Os efeitos são praticamente os mesmos. Esse foi o episódio dos monstros FLIP. Um invoca o outro e vice-versa. Só acho que eles são aqueles monstros que vem com raridade Common nos boosters por serem praticamente inúteis. Podem fazer Xyz Summon de RANK 2 ou auxiliar Tribute ou Synchro Summon, nada demais.
Fwoosh! Leaf Transformation |
Senjyoujiki Flip |
Ponta também mostrou uma mágica e uma armadilha, só que focadas em seu mini-archetype Raccoon/Tanuki. Tanto Fwoosh! Leaf Transformation e Senjyoujiki Flip não são legais, o que me leva a acreditar que não virão junto com os monstrengos guaxinim. Não tenho muito o que comentar
Number 64: Sandayu the Veteraccoon |
O quinto Número Lendário! Nada mais lendário do que um Xyz que invoca tokens (Digo isso porque Mecha Phantom Beast Dragossack e Number 72 são lendários). Exatamente igual ao Ponta que é um tanuki que pode ter a forma de qualquer um que quiser, os tokens invocados pelo Number 64 tem o poder de se transformar no monstro mais forte do campo. Apesar desse poder todo, não acho que ele seja realmente útil com esse custo de invocação que precisa ser exatamente 2 monstros do tipo Beast.
Gostei da artwork e da proposta do monstro de invocar companheiros para a batalha. “Kagemusha” lembra Samurais, que lembram Six Samurais. Gilag no passado era um samurai (apesar de não parecer muito com um). Enfim, não vejo muitas jogadas com esse tanuki. E vocês?
Para finalizar, uma fotinha do Tanuki Yuma (ao invés de Tsukumo Yuma). O Yuma ficou muito beeurifol massa com esse bigodinho e nariz vermelho, não acham?
Então é isso galerinha, espero que tenham gostado. Semana que vem eu volto com mais um Zx Analysis para vocês. Enquanto isso, espalhem esse post por aí, comentem e se divirtam com as discussões que estão rolando nesse e nos posts mais recentes do Zexal. Até mais!