Eai Galera o/
Inaugurando uma nova categoria no blog, chamado "DesCarta", onde falaremos de tudo. Desde a Censuras, curiosidades, Anime, desafios, passando por decks, metagame, boosters, produtos e etc, ou seja, assuntos diversos, embutidos em comentários sobre 10 Cartas, por isso o nome Des (Dez, 10) + Carta. Então, sigam-me para ver como este quadro funcionará!
Shadow Specters é um booster divino, isso não há dúvidas. Mas, em termos digamos, metaguemicos (inventei essa), nada superará a Galáxia Taquion e seus Dragon Ruler e a série de suportes voltados somente ao Meta. Diferente dele, Shadow veio com uma proposta de equilibrar os dois lados do jogo: Fortaleceu o Meta e agora "fortelece" ou atualiza o 4fun. Claro, algumas cartas que vieram, demonstram muito bem que booster também será comprado pelo jogador competitivo, onde cartas de side deck e outras Key Cards foram lançadas no booster.
Sei que não temos ainda o Full Spoiler, mas temos já assunto para tratar, porque não ? Vamos as 10 Cartas que eu destaquei do Booster, para falar de assuntos pontuais no jogo:
#1 e #2: Vampiros, o futuro?
Vampire Sorcerer Level 4 / DARK / ATK: 1500 / DEF: 1500 Zombie / EffectIf this card is destroyed by battle and sent to the Graveyard: You can add 1 Zombie-Type monster or 1 "Vampire" Spell/Trap Card from your Deck to your hand. During your Main Phase: You can banish this card from your Graveyard; you can Normal Summon 1 DARK "Vampire" monster this turn without Tributing. | |
Shadow Vampire Level 5 / DARK / ATK: 2000 / DEF: 0 Zombie / EffectWhen this card is Normal Summoned: Special Summon 1 DARK "Vampire" monster from your hand or Deck, except "Shadow Vampire". If you do, monsters you control other than that monster cannot declare an attack this turn. This card cannot be used as an Xyz Material for an Xyz Summon, except for the Xyz Summon of a DARK monster. |
Destaquei os dois acima por serem, na minha opinião, as Key Cards que levantarão o Archtype Vampire, que receberam muitas cartas no Shadow Specters. Seu sistema de jogo agora foca na preparação para Rank 5, onde com um arsenal grande de efeitos no cemitério, muitos de própria invocação ou de invocação de outros vampiros, eles poderão ser uma boa aposta de deck no futuro meta. Claro, outros suportes, como o Rank 5 Zombie, e a Mágica de Campo são outras cartas muito boas, mas sem o Search e esse efeito bônus do cemitério do Sorcerer, e o Shadow, trazendo um Level 5 para Rank 5 instantâneo, sendo o novo Vampire Bram the Edeleritter, o Monster Reborn com pernas, ou o Adreus. Lembrando, que ambos são alvo das mortais cartas Vírus! Eradicator e Deck Devastation serão cartas presentes nesse deck, fazendo o deck combater muitos decks do Tier 1/2.
#3: Finalmente um Rank 8!
Divine Dragoon Felgrand RANK 8 / LIGHT / ATK: 2800 / DEF: 1800 Warrior / Xyz / Effect2 Level 8 monsters. Once per turn, during either player's turn: You can detach 1 Xyz Material from this card, then target 1 face-up monster on the field; that target's effects are negated, but it is unaffected by other card effects during this turn. |
Felgrand vem para suprir a carência de muitos jogadores quanto a um rank bem fraco: o de número 8. Temos alguns decks interessantes que conseguem rodar com esse rank no extra e eles se limitam a usar o Hieratic Sun, que mais finaliza duelos, porque também se não conseguir finalizar, deixará o oponente com uma vantagem de cartas muito grande sobre você. Ele tem um efeito muito bom, olhando de dois lados do jogo: O seu, onde você poderá negar algum efeito de monstro do oponente em qualquer momento, menos na Damage Step, por se tratar de um Quick Effect, e tendo um prejuízo justo por aquilo: O monstro não ser afetado por outras efeitos de cartas. E o seu lado de novo, onde negando um efeito do seu próprio monstro, você pode segurá-lo em campo. Um Pleiades + Abyssgaios + Forbidden Lance eu diria, Karakuris com seus Bureidos, Gimmick Puppets, Blue-Eyes principalmente, são alguns exemplos de decks que veremos com esse monstro. Diante de cartas voltadas a Archtypes esquecidos ou fora do Meta, ela é uma excelente aquisição do produto.
#4: Draw Power ou Money Power?
Pot of Duplicity Normal Spell Card At the start of your Main Phase 1: Target 3 monsters with a different Type in your Graveyard; shuffle all 3 of them into the Deck, then draw 2 cards. You cannot conduct your Battle Phase the turn you activate this card. |
Reciclagem. Poucos decks tem isso em sua composição, ou não tem o suficiente. Duplicity vem para encaixar em decks como Mermail, que são compostos por Aqua, Fish, Sea Serpent e agora dragões (Tidal/Stream) e uma Avarice na maioria das vezes não é muito, ou seja, ela vem para ser uma Segunda Avarice, não só em Mermail, mas em Synchrocentric Decks esquecidos, Evilswarm, onde seus monstros tem Types diferentes, Frognarch, Heraldic, os brinquedos da Konami, Wind-Up... Muitos podem se beneficiar desse +1, porém o custo para isso é meio alto, perder a Battle Phase em um Metagame rápido pode ser fatal. Essa carta mostra que a Konami tá gostando do Search excessivo em decks do alto escalão do jogo e lança essa carta que vem pegando alguns decks de nível abaixo do topo das mesas, fazendo-os acreditar em vida no metagame, comprando esse booster.
#5 e #6: Táticas de Batalha alteradas ?!
Grisaille Gaol Normal Trap Card If you control a Tribute, Ritual, and/or Fusion Summoned monster: Neither player can Xyz Summon or Synchro Summon until the end of your opponent's next turn, also the effects of all Xyz Monsters and Synchro Monsters currently on the field are negated, and they cannot attack. |
Mistake Continuous Trap Card Neither player can add cards from their Decks to their hands, except by drawing them. |
Grisaille e Mistake são combatentes do Meta. Aquelas cartas que alguns jogadores gastariam Rios de dinheiro atrás para ter em seu deck para combater o Meta. E eles até valem esse investimento: Grisaille é aquela bela carta que se bem usada em Frognarch ou HERO, é fatal para o Oponente; Atraso-o dois turnos pelo Simples custo de você pegar sua Instant Fusion e chamar aquele Fusion do deck, ativar Grisaille, e depois fazer as putaria toda. Karakuri OTK deu o Like nessa carta, pois como ela pega afeta os monstros que estão no campo no momento da ativação, ela poderá passar por cima de tudo no campo do oponente com seu estilo Aggro. Mistake é uma Thunder King Rai-Oh sem pernas, quebrando o Search dos decks até eles não aguentarem mais. Julgo que essa carta poderá entrar no lugar do TKRO em muitos Main Deck pelo simples motivo dela não ser destruída por batalha e outro fator determinante: Obsoletas no formato, MST e Heavy Storm não estarão no D1 para pegar essa carta. Uma grande aposta minha para esse final de formato e o próximo.
#7: Plantinhas não foram esquecidas!
Tree Spirit of the Meliaes RANK 3 / EARTH / ATK: 1700 / DEF: 900 Plant / Xyz / Effect2 Level 3 EARTH monsters. Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card; activate 1 of these effects. ● Send 1 Plant-Type monster from your Deck to the Graveyard. ● Target 1 Plant-Type monster in your Graveyard; Special Summon that target in face-up Defense Position. |
Plantas são vida. E é nesse ritmo sustentável que a Konami não esquece do Tipo Plant e lança esse Xyz com efeito interessante demais. Esse monstro realiza dois trabalhos que as plantas necessitam para sobreviver ou voltar ao velho estilo de jogo: Tirar do deck ou do cemitério e colocar no campo, para Synchro! Tengu Plant é o maior exemplo disso, as Plantinhas eram um terror nessa época, e aos poucos vão se adequando a era Xyz, que está sendo ofuscada por lançamentos de Synchros. Isso me faz pensar que ainda vamos ter uma disputa de Synchro e Xyz no meta e as Plantinhas estarão envolvidas. Será ? Meliaes é um bom monstro que pode mandar Dandylion ao cemitério e dois Tokens em seu campo ou invocar Lonefire, Spore e começar alguns combos. Pena que 2 Earth é muito complicado de se fazer, mas quem sabe com futuros suportes, isso não se resolva.
#8: O Guerreiro que faltava.
Knight Dai Grepher Level 4 / LIGHT / ATK: 1700 / DEF: 1600 Warrior / Gemini This card is treated as a Normal Monster while face-up on the field or in the Graveyard. While this card is face-up on the field, you can Normal Summon it to have it become an Effect Monster with this effect. ● During your End Phase: You can target 1 Equip Spell Card in your Graveyard; add that target to your hand. You can only use this effect of "Knight Dai Grepher" once per turn. |
Mais uma counterpart "Grepher". Buscado por ROTA como todo Warrior nível 4 ou menor, ele tem 3 características que o fazem ser um monstro de utilidade fundamental em decks Warrior: Ele é um Gemini Monster, alvo de Gemini Spark, Light, onde na fusão com o E-HERO Neos Alius, pode formar o The Shining. Encaixa perfeitamente em decks HERO. Melhor do que isso é a peça que faltava para os Noble HERO rodassem, mais uma opção boa de Level 4, Light, Warrior e Gemini. Ele é tratado como monstro normal igualmente o Neos Alius, assim Gawayn pode vim a campo para fazer desde Paladynamo até Excalibur, tirando a necessidade de uma base Rescue Rabbit para que o deck fique consistente. E terceiro, seu efeito quando é tratado como monstro de efeito recicla Spell Equip Cards, cartas importantes na estratégia dos guerreiros antigos.
#9 e #10: Espíritos que não se foram.
Raksasha Level 4 / FIRE / ATK: 1500 / DEF: 1900 Fairy / Spirit Cannot be Special Summoned. During the End Phase of the turn this card is Normal Summoned or flipped face-up: Return it to the hand. When this card is Normal Summoned or flipped face-up: You can reveal 1 Spirit monster in your hand, except "Rakshasa", then target 1 face-up monsteryour opponent controls; return that target to the hand. You cannot Special Summon during the turn you activate this effect. |
Aratama Level 4 / DARK / ATK: 800 / DEF: 1800 Fiend / Spirit Cannot be Special Summoned. During the End Phase of the turn this card is Normal Summoned or flipped face-up: Return it to the hand. When this card is Normal Summoned or flipped face-up: Add 1 Spirit monster from your Deck to your hand, except "Aratama". |
Raksasha e Aratama foram duas boas surpresas do Booster, onde apresentou suportes para os esquecidos Spirits também, que devem ser outro objeto de procura desse produto. Os efeitos dos dois são excelentes, Aratama faz o Search de cartas Spirit, dentre elas a própria Raksasha, que é uma Compulsory com pernas, uma vez por turno pelo seu efeito. Revelar um Spirit não é quase nada se pensarmos que ela foi buscada pela Aratama e a mesma volta para a mão no fim do turno, sem contar que busca também a Tsukuyomi, que andou matando Ophions em E-Dragons. Eu até tive a ideia de tentar unir eles aos E-Dragon, usando uma cópia de cada, e ir controlando o campo do oponente, virando, retornando e buscando com os Spirits e mais com as Special Summon avassaladoras dos Dragons Rulers. Irei testar essa variante no PRO.
Então, apresentamos uma parte do Shadow Specters com 10 cartas interessantes no booster, assim como dei uma pincelada em assuntos como Meta, Konami, futuro, alguns combos previsíveis, Side e Main Deck, e tudo resumido em 10 Cartas Simples, cumprindo o objetivo do quadro. E o que vocês acham dele ? ^^