Descubra agora mesmo, ao vivo.
Dust Tornado |
- Dust Tornado é melhor que Mystical Space Typhoon?
A resposta depende do ponto de vista de cada um, mas para mim, MST continua sendo melhor na maioria dos decks por poder ser usada em seu turno para tirar cartas viradas para cima no campo do oponente ou então assegurar uma Battle Phase sem armadilhas na cara. Dust Tornado não pode ser ativada no turno que você puxa ela, o que se torna um problema, mas em contrapartida ela permite você setar outra S/T depois que destruir uma do oponente, o que pode ser vantagem caso use no turno do oponente.
- Então por que a mudança?
Depois que todo mundo começou a colocar 3 MST no Main Deck e usou eles como uma forma de blefe para o oponente ficar com medo de atacar ou invocar algum monstro, ativar ela durante a End Phase do turno que o oponente setar alguma carta ficou bem comum, já que se for uma armadilha (ou mesmo outra MST, já que Quick-Play Spell Cards não podem ser ativadas no turno que são Set), o oponente não pode ativar ela nem que seja uma Normal Spell Card.
Com Dust Tornado, aproveitando que geralmente você vai ativa-la na End Phase do oponente ou quando ele ativar uma Fire Formation – Tenki ou uma Field Spell Card, por exemplo, você pode se aproveitar do efeito da DT e setar uma carta na sua mão (que antes estava com receio de setar por causa das MST do oponente). Tudo isso cria um clima de quem ativar na condição certa tem sorte e um jogo livre de empecilhos para o próximo turno.
- Posso usar Dust Tornado em todos os decks no lugar da MST?
Acredito que você não deva fazer isso, principalmente porque não é muito sábio ficar guardando suas cartas armadilhas na mão só para setar elas depois que usar o efeito da Dust Tornado. Em decks onde você possa comprar cartas durante o turno do oponente é uma boa. Decks com cartas como Horn of the Phantom Beast, Reckless Greed, Maxx “C”, Shared Ride, e no formato anterior, Sixth Sense. Se o seu deck tiver bastante armadilhas também, você pode usar a Dust Tornado para setar cartas depois que as suas zonas de S/T estiverem desocupadas (lembrando que a DT só é enviada ao cemitério depois que você setar a carta, então não tem como fazer aquela carta ocupar o lugar dela se todas as outras zonas estiverem ocupadas ~ melhor eu avisar antes que alguém faça noobagem no DN).
- Posso colocar Dust Tornado de Side Deck e MST de Main, ou vice-versa?
A escolha é sua, mas eu recomendo - não em todos os casos, é claro. Se o seu deck não possui outros meios de tirar as S/T do oponente do campo, pode colocar uma ou outra de Side Deck para o caso enfrentar algum deck com bastante armadilhas chatas. Se o seu deck não for de usar muito a zona de S/T, você pode colocar a Malevolent Catastrophe, que o dano pode ser ainda maior, mas nesse caso, reze para que o oponente não tenha Starlight Road ou The Huge Revolution is Over virada para baixo.
- A dica ainda vale para esse formato, após Sixth Sense ter sido banida?
Vale para esse e para todos os próximos enquanto alguma carta que substitua melhor ela não for lançada. Já descobrimos que Artifact Movement não funciona em um deck sem Artifact, então ou criamos decks com alguns monstros desse archetype ou usamos as mais antigas para destruir S/T.
- Ainda prefiro a boa e velha MST, problem?
Não, a opinião é sua e atualmente a mesma que a minha, então sem rage nos comentários.
Decklist que o (LightXDark)Galaxy usou no último torneio do Nexus Colosseum e ficou em 2º lugar (não fugindo do prêmio). Repare que além das 2 Bujingi Centipede e 3 MST no Main Deck, ele usou 2 DT, 2 Twister e 2 Trap Stun no Side Deck. Esse aí não gosta mesmo que o oponente use armadilhas modinha!
E vocês, preferem Mystical Space Typhoon ou Dust Tornado? Comentem!
P.S: Amanhã 10h tem outro post meu.