Home
Contato Parceria Facebook

sábado, 20 de julho de 2013

Metagame IV - Está aberto o período de previsões! Banlist Setembro 2013


Começarei as previsões a Banlist desse semestre. E não é cedo, julgando que a Banlist sai alguns dias antes da data oficial e faço as contas que faltam mais ou menos 1 mês para o lançamento dela. Enfim, começarei falando que para os que pensam que vamos ter alterações agressivas no meta só porque é Setembro ou porque já deu Dragon Ruler e Prophecy, podem esquecer, vamos ver ainda eles dominando mais um formato, mas isso não quer dizer que a Konami não vai podá-los, tirar os excessos. Outra, se não concordam com minha linha de raciocínio, não precisam dizer que sou louco, que a lista é pirada e etc. Deem motivos, esse post será para começar as discussões, pois teremos mais listas sendo divulgadas, e mais outra, apenas estou especulando, não quer dizer que o que eu disser aqui tem que acontecer porque eu quero, apenas levanto possibilidade.



Começamos por partes, falando do pessoal que está atualmente na área de banidos, depois do pessoal que está limitado, depois semi-limitado e depois falemos de quem pode figurar em uma das três categorias da lista que está por enquanto liberado, sem mais, vamos lá:

Lista de Banidos:

Ninguém - Sem Alterações.

Comentários: Sinceramente, não teremos e devemos ter mudanças dos integrantes dessa área da Banlist, mesmo com especulações baratas e que somente querem chamar a atenção como a volta do Cyber-Stein, Dark Magician of Chaos, Thousand-Eyes Restrict, Sangan e etc,etc,etc. O jogo em si só está desse jeito por causa de Dragon Ruler e Prophecy e voltar alguma carta banida para reviver decks, fortalecer decks seria jogar merda em cima de cocô, ou seja, não adiantaria nada, só pioraria. A menos(!) que os estagiários da Konami achem uma fórmula mágica (eles manjam do futuro) e liberem algo que fique equilibrado numa situação criada por eles no futuro.

Lista de Limitados¹:


Limitado > Semi-Limitado

T.G Striker a duas listas já pede para ser semi-limitado, por vários fatores: A volta do archtype T.G, volta de um deck Synchro forte no ambiente do meta é algo a muito tempo pedido pelos jogadores, até porque a tentativa da Konami com a The Agent of Mystery - Earth não deu certo, já que o deck Agent foi engolido pelos demais decks atuais e Striker e seu archtype combinando com outros decks podem resultar em algo que pode aparecer no meta. O que pesa, e muito, contra ele é que diferente do Earth, ele tem um efeito de Special Summon na entrada e outro de Search na saída, esse em determinadas circunstâncias, e ainda é um tuner, que hoje é um tipo de monstro muito bom se olharmos que temos Synchros genéricos novos, e de nível alto com efeitos razoavelmente bons que estão sendo lançados, além da Konami não querer jogadores gastando dinheiro com decks da antigas, apesar de lançar Synchros, apesar de BW receber reforços nas últimas 3 listas.

Limitado > Semi-Limitado

Falando em reforços para BW, essa lista pode marcar um quarto reforço para os Asa Negra: Black Whirlwind a 2. Para os que acham que é impossível, que é mais fácil o Gale for semi-limitado do que ela, digo que o Gale é um caso parecido do Striker, tuner que pode ser SS e ainda bate em qualquer coisa de 2600 para baixo sozinho, faz os synchros novos também, ou seja, mais perigoso no cenário atual. Já Whirlwind, teríamos somente um UP aos BW, com a saída de decks que hoje vivem guardados em pastas ou esquecidos como Vayu Turbo, Vayu Norleras, além do BW comum, que nunca vai voltar a ser o antigo BW Turbo, nunca vai ter o destaque que teve, mas que pode ser um deck das antigas a figurar no meio do meta, que não desestabilizaria o jogo, nem mesmo faria o deck chegar aos pés de Ruler e Prophecy, no máximo chegar aos pés de Constellar, Evilswarm, Mermail e FF, um tier 1.5. Outro fator é que ela é uma Spell contínua, uma simples MST, mesmo que obsoleta nesse formato, tiraria ela de campo. Não vou mentir é mais um desejo meu, do que algo que vá realmente acontecer.

Limitada > Semi-Limitada

Book of Moon é sempre uma carta boa. Alguns não reconhecem seu potêncial como uma carta da primeira geração que cabe em qualquer deck, nas mais variadas situações de qualquer duelo. O grande motivo dela ir a 2 é que não teremos a volta da Warning a 2 e nem um terceiro Thunder King Rai-Oh, mas poderemos ter uma segunda Book, que nada mais é uma carta que pode cumprir papeis importantes para parar monstros do oponente pela sua ativação rápida (Speed Spell 2), vire Dracossack e Big Eye na sua invocação, vire um Jowgen de duas formas:
Quando for invocado onde você tem certeza que o oponente não tem Wisdom, ou vire ele em chain a ativação da Wisdom a uma trap/spell sua. Outro fator a analisar é que no turno seguinte que você com tantos cartas e jeitos para conter ou parar o oponente, não há garantia que você vá parar o monstro do oponente virado pela Moon no turno seguinte, fazendo dela uma carta nada complicada de lidar. O que pesa contra ela é o abuso de monstros FLIP ou reciclagem de efeitos de monstros "Once per Turn".

Limitada > Banida

Não tinha nada contra essa carta, achava ótimo ela ser limitada e assim estava de bom tamanho como Solemn Judgment, mas Dragon Ruler chegou, banindo 2~6 monstros por turno, diminuindo o deck com search e fazendo ela ter uma aparição mais rápida na mão graças ao Draw da Super Reju, então geralmente o cara que joga contra ruler, quase não usa cartas de controle de campo, quando tu acha que conseguiu reduzir a mão dele, ele vira return, baixa 5 dragões nível 7, faz dois Rank 7 e ainda no final turno busca um dragão... Ela se tornou extravagante, um absurdo, apesar de não ser unanimidade em decks Ruler, ela precisa passar um tempo banida. O que pesa contra essa mudança é justamente o fato dela não ser unanimidade e isso acontecer uma vez por turno e sua lentidão e a negação que ocorre por parte do oponente. E Castle of Dragonic Souls está ai para qualquer coisa...

Lista de Semi-Limitados²:

Semi-Limitada > Liberada

Magical Stone of Excavation tem motivos para estar Semi-Limitada: Exodia e Spell Counter FTK. Beleza, mas onde que a liberação de mais uma cópia dela, faria diferença ? Por partes, Exodia sem duas One Day nunca mais será o que é, e não vai ser um velho Library Exodia que vai fazer o deck voltar as mesas, então se MSE fosse liberada, não seria uma diferença tão gritante. Spell Counter FTK é um caso mais complicado, pois ela recicla Spells do cemitério, apesar que seu custo é muito alto, até para esse deck. Acho que mesmo liberada a 3, somente usariam duas cópias. Em si, ela não é uma mudança brusca no jogo e nem vai reviver decks.

Lista de Liberados³:



Liberada > Limitada

Bem, agora vamos as mudanças que realmente interessam. Return from the D.D foi o primeiro corte para E-Dragon, deck a ser batido no formato e que leva uma leve vantagem sobre Prophecy por sua variedade em main/side/extra. Para título de curiosidade, nem sempre Super Reju foi uma carta do deck, no começo, mas bem no começo quando anunciaram os Filhotes de Ruler, em seu texto continha a palavra "Send" e não "Discard" como tem hoje. Isso foi corrigido posteriormente, e os japas já logo trataram de usar Super Reju como uma abastecedora de mão.

Mantendo minha linha de raciocínio que a Konami apenas irá podar, aparar o excesso dos decks, Super Reju é o ideal nesse momento: O jogo dos E-Dragon é baseado no descartar > invocar > remover > adicionar, não necessariamente nessa ordem, mas no que o jogo deles se baseia, nada de diferente, até que vem uma mágica, Quick-Spell, que nem Spellbook of Judgment, e faz o jogador puxar 2~4 cartas? Não gosto quando uma carta antiga vai por causa de um deck novo, mas isso mostra o quanto a carta foi mal feita: Quick-Spell, te dar Draw por tributo ou descarte, algo simples. Imagine se ela desse certo com Hieratic ? Sendo que o deck faz só 2~3 tributos por turno. Ela ia ser um boa carta para abastecer a mão depois do swarm, para nós é um alívio que ela não deu certo, mas compensou nos E-Dragon.

Porque ela e não, por exemplo, os filhotes ? E Gold Sarcophagus ? E Rank 7 ?

Gold Sarcophagus vem se tornando opcional por ser lenta, sendo substituída por Seven Swords of Sacred Stars, que por enquanto não é candidata por ser uma carta bem recente e ainda não sido abusada em demasia, assim como a quantidade de alguns filhotes, semi-limitar/limitar os filhotes não adiantaria muita coisa com os três dragões a solta, além do mais a possibilidade de termos 4 monstros do mesmo archtype numa só lista é muito baixa, mas estamos falando da Konami, tudo é possível. Semi-Limitar/Limitar os 4 Dragões ? Pera, não se esqueçam da Collector Tin que está chegando, onde os 4 virão.

Number 11: Big Eye é cotado para sair na Tin onde os mesmos 4 Dragões estão por vim, pois essa carta nunca recebeu um reprint, ao menos é o que todos acreditam, se observarem sites de vendas de cartas entre jogadores, o preço caiu absurdamente. Dracossack é uma carta recente e que ainda rende muito dinheiro a Konami, não vai ser tocado.

Liberada > Limitada

Spellbook of Judgment... quem um dia reclamou do poder de draw de Pot of Greed, Graceful Charity ou do poder de search do Sangan, Witch of Black Forest, ou até do poder de invocações simultâneas que o Rescue Cat fazia, nem eles juntos podem bater de frente com Spellbook of Judgment dentro de Prophecy. A diferença do Prophecy Pós-Judgment é gritante, o deck pegava tímidos TOPs no japão enquanto era apagado aqui no TCG, com no máximo aparição em tops 8, 16 e 32, alguns raros torneios também. Depois de sua chegada, a ascensão: TOP 1 e 2 em torneios do OCG e TCG, levando WCQs e o pior: Status do pior deck para Sidear. Judgment faz o jogador que usa Prophecy puxar de 3~5 cartas por turno, além de invocar um Spellcaster. Gasta sua mão toda, reabastece com cartas que você pode escolher, fazendo 90% do deck ser buscado a qualquer momento, dependendo apenas da necessidade do jogador na partida e ainda tendo um Spellcaster invocado, com um campo geralmente com algumas cartas.

De todas as mudanças, essa é que eu estou mais seguro: Vai ser Limitada! Mesmo assim, muitos existem muitos meios dela ser reciclada e buscada, Prophecy não vai morrer, só deixará de ativar uma Judgment por turno. Me baseio no caso Gorz: Para quem não lembra ou não viveu nessa época, quando Gorz foi lançado, ele desequilibrou o meta daquele tempo, como Judgment está fazendo pró-Prophecy, na lista seguinte foi confirmado o que todos diziam: Limitação. Até hoje, se provou ser o mais justo, onde imaginem só se um Gorz invocado pode virar o Game, imagina encarar 3 em um duelo ? Não existiam OTKs ou Burns que aguentassem na época, deixa o campo vazio e baixa Gorz!

Eu acredito somente nessa mudança para Prophecy, mesmo Judgment sendo uma carta do Taquion, uma carta recente e blablabla. Se caso, o que acho improvável, ela não seja mexida, Spellbook of Secrets e até Magician serão alvos fáceis.

Ainda relacionado a Prophecy, vi um boato pequeno em fóruns que Eradicator Epidemic Virus também seria tocado. Não só pelo fácil uso de decks como E-Dragon, mas também pelo lançamento do Number 85: Crazy Box, que coloca a carta sendo usável em qualquer deck que rode Rank 4. 

Liberado > Semi-Limitado

Atlantean Dragoons é mais uma vez citado, desde a Banlist passada, onde Mermail dominava, ele era pedido, como um monstro que seria o primeiro podado quando fossem pegar o deck. Mermail está longe de dominar totalmente o meta, mas algumas vezes no OCG, o deck vem ganhando torneios importantes com sua versão Tidal Mermail, que tem bastante acesso a monstros de Rank 7 e uma maior variedade de descartes dos monstro Atlantean, que por sua vez fazem o trabalho de limpar o campo e buscar monstros importantes no deck. É ai que Dragoons entra, ele é o principal buscador do controle que o Megalo traz ao duelo, como também é o buscador da Deep Sea Diva e seu swarm para chegar em Synchros, Xyz's e encher o cemitério para Elemental Lord.

Semi-Limitar parece bobo, mas devemos lembrar que ele é um monstro buscado por Atlantean Marksman que em alguns duelos bate direto, invoca ele, que também bate direto e 1800 é muita coisa para um monstro que pode fazer tudo isso que já descrevi anteriormente, além de servir para Rank 4 do "volante" Bahamut Shark, que segura um campo de jogo como ninguém. Tirar uma cópia significa menos Search se você fizer Bahamut, e se fizer Search, você quase zera a possibilidade do Bahamut. É mais ou menos isso, limitar o search de um deck que já tem muito o que buscar, fazer o jogador pensar duas vezes antes de buscar ou bater para Rank 4.

Eu fui otimista, mas as más línguas afirmam que ele será limitado, eu coloquei no rascunho que ele seria limitado, mas contando que Mermail não conseguiu se estabelecer como antes depois da entrada do E-Dragon/Prophecy, semi-limitar me parece uma ideia mais justa. Mas, é a Konami, esperem tudo dela.


Minha previsão fica por aqui, acho que teremos poucas mexidas. Não espero acertar todos os meus palpites, sinceramente se a Konami limitar só Super Reju e Spellbook of Judgment, eu já acharei uma puta banlist e ficarei feliz. Não sei vocês, o que acham?

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Nenhum comentário: