Whats up dudes, Effy aqui mais uma vez trazendo um episódio do jogo das gerações para vocês, hoje vamos falar um pouco mais sobre as feiticeiras dos elementos e do futuro.
Primeiro Passo: Arquétipo
Tendo essa sinergia em mente, a próxima coisa que deve ficar claro é a consistência baseado na Draw e em proporções de field, tendo cada uma seu devido papel, por exemplo a Fire pode ser de uma grande utilidade eventualmente, porém você não quer ela vindo na sua mão, então reduza o numero de cópias para o minimo possível, já a Light que vai fazer todas as outras acelerarem, é uma ótima pedida colocar quantas você conseguir, eu não gosto das outras duas nesse formato, então vamos nos limitar a apenas praticidade de funções individuais para o Deck funcionar bem:
Fortune's Future assim como a Future Visions tem um papel quase obrigatório no Deck, Visions sendo uma das responsáveis para a rotatividade da Light, afinal conseguimos combos muito legais com ela, dar Special Summon em 3 Ladies em 2 turnos por exemplo fica fácil.
Basta dar Normal Summon na Light para mandar ela para o futuro, então o efeito já ativa trazendo algo de sua preferencia, caso você tenha uma Compulsory set no campo, quando ela retornar ative dando Target na própria Light que só de retornar para mão já vai dar Trigger, e dando Normal Summon novamente para mais uma invocação, ai no próximo turno como vai ser inútil provavelmente ter ela no campo, você pode tirar proveito disso com a Fortune's Future ganhando +1 de bobeira.
Isso sem contar que temos a engine Chaos do nosso lado, remover Light e Dark não é nem um pouco difícil nesse Deck, o que nos da vantagem de ter do nosso lado Bosses como Black Luster Soldier e Chaos Sorcerer, que lembrando a vocês, não tem restrição de lado do campo para banir monstros, então além de conseguirem tirar qualquer monstro chato do campo do oponente, eles ainda conseguem dar trigger na Light para futuros combos.
Different Dimension Gate como vocês já devem estar imaginando é outra das mil e uma maneiras de dar Trigger na Light, porém também de tirar muitos monstros irritantes do oponente, por que temos que lembrar quando vamos fazer um Deck de todos os top tier do momento para termos uma vantagem prévia, então coisas como Dragosak, Pleiades, Abyssgaios que normalmente é mais difícil de tirar apenas com monstros e traps convencionais.
Mas já a pegada da Call of The Haunted é outra, no formato de hoje também temos muitas formas de destruir Spell e Trap, mas normalmente não é tão fácil assim conseguir esse feito, então temos que nos aproveitar disso para gastar os recursos do oponente com o intuito de ganhar vantagem com nossas próprias cartas, por exemplo deixando a COTH setada apenas quando se tem "B targets" no cemitério.
Para quem não sabe "B Targets" são como se fossem o plano B, ou a carta na mangá de uma jogada, exemplo é eu setar uma COTH para ganhar com "Galaxy-Eyes Photon Dragon" no próximo turno, porém o oponente tirou MST foi destruir a minha set, meu objetivo original era pegar o Galaxy-Eyes, mas devido a circunstancia, eu não posso sair perdendo, então eu dou Chain na quick-spell dele, e trago "Sangan" para o campo, consequentemente o Sangan vai ser destruído junto com a COTH dando trigger no seu efeito e me dando um search, então mesmo eu não concluído meu plano original, quem saiu perdendo foi o oponente, por que eu ainda tirei vantagem da própria carta dele.
É a mesma coisa aqui, temos duas opções de B Targets viáveis, a primeira e mais óbvia é trazer a Light para dar Trigger e logo trazer outra Lady apropriada para situação ou se você já tiver alguma Lady presente no campo, você pode trazer a Water para dar 2 Draw antes da COTH ser destruída, enfim, o importante é sempre que for fazer uma jogada, pensar se você vai ter um segundo plano.
Essa nossa próxima dupla também pode ajudar muito na consistência e proteção, Catoblepas and the Witch of Fate vai te trazer proteção enquanto estiver face-up e o melhor de tudo é que o efeito dela não da Target, então monstros mais chatos de tirar como Bujins e etc... Não vão ser um problema para você, e outra coisa legal também é o elemento surpresa, por que a nossa queria é uma assassina em série, consegue matar vários de uma vez, caso por exemplo você tenham 1 e 1 Witch no cemitério, com apenas uma COTH setada você está praticamente livre de OTK's, assim como se o oponente tiver 5 Dragon Ruler na zona de Banished e ativar Return from The Different Dimension, você pode dar chain com a sua COTH trazendo a Witch e matando os 5 apenas por remover 1 Lady, é ou não é vantagem?
Tirando o fato de deixar Decks que precisam de spam mais lento, ela também nos da uma sinergia boa com os outros suportes, como a Fortune's Future que acabamos de falar sobre e também uma possível Return From The Different Dimension que pode ajudar a gente a dar OTK ou fazer alguns combos interessantes, por que lembrando a Return remove todos os monstros de volta no final do turno, então é outro dos mil e um Trigger para a Light, rs.
Photon Thrasher entra como beater e ajudante de XYZ de uma maneira geral, e claro, para compensar o nosso field também, já que nós mandamos a Normal Summon para o futuro, ele pode preencher o vazio que continua no campo com seus devastadores 2100 de ATK! Mas pera ai gente, vocês viram mais alguma coisa em comum com essa dupla?
Sim, eu estou falando do nosso queridíssimo e presente amigo reptile Masked Chameleon
"WAAAAT EFFY? De novo esse bicho, você coloca ele em todas as builds OMG, chega não aguento maaaais"
CALMA! Para tudo tem um motivo, e todos nós sabemos que o meu objetivo aqui nessas matérias é introduzir maiores opções de jogabilidade para o meu publico se livrar da ditadura do meta, assim deixando o jogo mais diversificado e ao mesmo tempo divertido, então eu não posso simplesmente ignorar um grande suporte gente, por mais que pareça repetitivo, ele é muito útil e já vou falar do papel dele exato nesse Deck.
Afinal é auto XYZ Rank 4 ou Synchro level 8 com apenas uma carta, rs, é quase como reclamar que todos os Decks tinham Pot of Greed.
Então vamos la gente, vamos ver o que podemos fazer para dar um UP nesse Deck com as nossas opções de extra fornecido pelo camaleão.
Tirando o convencional, que seria o Number 101 para tirar monstros chatos, Crimsom Blader para parar dragões e alguns Decks do meta atual como Mermail e Stardust Dragon para proteção de uma maneira geral, temos alguns outros que também combam de forma sinérgica com as Ladies.
Scrap Dragon é um dos Triggers finais para a Light, então use com sabedoria para invocar qualquer uma delas sem restrição, e uma das outras coisas boas é por exemplo usar um monstro que foi Target de COTH como material de XYZ ou Synchro, a COTH fica no campo boiando depois disso, então para o Scrap, é como se fosse um free Target, sem duvidas uma ótima maneira de usa-lo, e temos também o nosso fator do field, quando o Future Vision remove algum monstro e é destruído, esse monstro não retorna, então isso pode ser um bom target para o efeito do Scrap também para deixar o oponente em desvantagem!
Ou então temos nosso destruidor em massa Jeweled Red Dragon Archfiend Dark Hole contra monstros em posição de ataque, o nosso dragão aqui também da trigger para a Light, porém só ele vai poder atacar nesse turno, então o melhor a fazer a aproveitar para tirar monstros que estão te incomodando, por exemplo algum em modo de defesa que vai impedir um ataque direto, é só trazer a FL - Fire que ela não pode atacar mas pode queimar o oponente com seu efeito! Um casal perfeito.
Agora que vocês conhecem como eles tem sinergia com o Deck vamos falar sobre as ultimas coisas que seria as fraquezas das nossas bruxas.
Fortune Ladies quando começam a combar, conseguem fazer maldades do tipo que ninguém espera, porem as nossas moças tem muitas fraquezas iminentes, a primeira delas é que todas morrem para Effect Veiler, ficando não só sem efeito, mas também com 0 de ATK, o que pode ser desastroso em situações de emergência. Pensando nisso e no nosso amigo Maxx "C" que também faz a festa por causa do nosso Spam, eu recomendo a todos que coloquem 3 Mind Drain no seu SIDE DECK, isso por que não vai parar apenas as Hand Trap, mas vai parar Decks atuais que podem se aproveitar da hand de uma maneira geral, assim como Bujin, Dragon ruler e Mermail.
Agora para a rotação da Light e probabilidade de combo ficar maior, por que como vocês viram, quase que o Deck todo é baseado no efeito dela sendo ativado, temos a opção de colocar o Rai-Mei, eu prefiro ele a qualquer outro monstro que de Special Summon do Deck por que ele manda para mão, coisa que da pra gente aproveitar muito mais por causa do nosso field, e também se você quiser colocar na sua versão, ele pode trazer Effect Veiler para futuros resgates no ultimo momento. Porém se você ainda quiser uma versão mais rápida, temos o One for One, mas é aquela coisa né tem que saber usar na hora certa por causa do -1, assim como vocês também tem que começar a usar na hora certa cartas como Mystical Space Typhoon e não continuar com o tradicional "Blind MST", que seria sair acertando qualquer face down que você achar ameaçadora, deixa a MST setada, vai que o cara da MST na sua, ai você pode fazer como eu falei la em cima e dar chain para fazer ele perder uma carta de bobeira, fora que contra as Ladies, o pessoal vai saber o que sidear por que side contra elas são o que eles usam contra o meta sabe, impedir remoção, Skill Drain etc... Então comece a guardar suas MST's e use com sabedoria! (afinal uma chain em uma Tenki pode custar para o oponente o jogo, rs)
Então gente, vou ficando por aqui com a matéria de hoje, espero que vocês tenham gostado do novo "formato" do TGOG, e se possível comentem de que jeito vocês preferem, assim com apenas a utilidade em combos e varias e o efeito em link, ou com efeito no texto com minhas palavras como nas outras matérias, não esqueçam também de comentar o voto de vocês para a próxima matéria e o que achou sobre essa, é de comentários que o meu desejo de melhorar e continuar trazendo opções alternativas contra o meta aumenta. Então não economizem por que eu adoro saber o que vocês estão pensando ou alguma experiencia que tiveram com o Deck!
Fiquem agora com a Deck list base e depois a lista de arquétipos para a próxima terça:
Fortune Lady
x.o.x.o -Effy
Jackpot para quem pensou em Fortune Lady, nossas queridas Spellcaster foram usadas pela Carly, uma jovem repórter personagem da geração 5Ds que era apaixonada pelo Jack (e já chegou até a ter um mini romance), participou do time dos Dark Signers após ser assassinada por Divine, um dos duelistas psíquicos, ela tinha se infiltrado na base dos mesmos para fazer uma matéria e impressionar o Jack, e assim que ela foi pega ela descobrindo coisas demais, acabou sendo jogada do prédio depois de perder o duelo.
Carly usava originalmente um Deck de Fortune Fairy, mas esse Deck existe apenas no anime e depois que ela reviveu de sua morte, acabou por trocar (ou evoluir) para as Fortune Lady, que vai ser o foco da nossa matéria hoje.
Porém antes de começarmos eu gostaria de falar um pouquinho com vocês, eu sempre fiz nas matérias passadas um corpo de matéria bem especifico, colocando o que cada carta faz e a utilidade no Deck, porém eu estou achando que fica muito texto sendo que poderia ser mais clean apenas com o nome da carta com o link direto para wikia, ai cada um que não souber o efeito pode ser direcionado direto para la, e como a Nexus toda já está com uma aparência nova, eu gostaria de experimentar esse formato novo que eu considero mais prático aqui, então comparem esse com as matérias antigas e me digam nos comentários qual vocês preferem okay?
Sem mais enrolação, let's go!
Primeiro Passo: Arquétipo
Fortune Lady Light é praticamente o coração do Deck, é a partir dela que vamos fazer as outras rodarem com maior velocidade, porém como ela perde timing muito fácil com várias cartas, nós temos que ter cuidado com a nossa escolha para fazer ela dar Trigger, suportes mais versáteis são os que eu mais recomendo para varias situações, até mesmo se for para combar.
Mas vamos deixar as escolhas de suporte para o segundo passo, vamos ver as escolhas ideais para se invocar com a nossa querida Luz.
Uma coisa que você vai notar nas Fortune Ladies é que elas são muito do tipo "trabalho em equipe" e para serem melhor utilizadas, deve ser em conjunta, assim como a Light traz qualquer uma para aproveitar dos seus efeito, a Fortune Lady Dark aproveita dos efeitos das outras dando para fazer vários combos tanto para consistência de Draw quando para finalizar o oponente, como eu separei aqui a utilidade de cada uma
Tendo essa sinergia em mente, a próxima coisa que deve ficar claro é a consistência baseado na Draw e em proporções de field, tendo cada uma seu devido papel, por exemplo a Fire pode ser de uma grande utilidade eventualmente, porém você não quer ela vindo na sua mão, então reduza o numero de cópias para o minimo possível, já a Light que vai fazer todas as outras acelerarem, é uma ótima pedida colocar quantas você conseguir, eu não gosto das outras duas nesse formato, então vamos nos limitar a apenas praticidade de funções individuais para o Deck funcionar bem:
Então as responsabilidades do Deck são:
- Fortune Lady Light: Rotatividade.
- Fortune Lady Fire: Finalização.
- Fortune Lady Dark: Beater e Rotatividade.
- Fortune Lady Water: Consistência.
Fortune's Future assim como a Future Visions tem um papel quase obrigatório no Deck, Visions sendo uma das responsáveis para a rotatividade da Light, afinal conseguimos combos muito legais com ela, dar Special Summon em 3 Ladies em 2 turnos por exemplo fica fácil.
Basta dar Normal Summon na Light para mandar ela para o futuro, então o efeito já ativa trazendo algo de sua preferencia, caso você tenha uma Compulsory set no campo, quando ela retornar ative dando Target na própria Light que só de retornar para mão já vai dar Trigger, e dando Normal Summon novamente para mais uma invocação, ai no próximo turno como vai ser inútil provavelmente ter ela no campo, você pode tirar proveito disso com a Fortune's Future ganhando +1 de bobeira.
Isso sem contar que temos a engine Chaos do nosso lado, remover Light e Dark não é nem um pouco difícil nesse Deck, o que nos da vantagem de ter do nosso lado Bosses como Black Luster Soldier e Chaos Sorcerer, que lembrando a vocês, não tem restrição de lado do campo para banir monstros, então além de conseguirem tirar qualquer monstro chato do campo do oponente, eles ainda conseguem dar trigger na Light para futuros combos.
Different Dimension Gate como vocês já devem estar imaginando é outra das mil e uma maneiras de dar Trigger na Light, porém também de tirar muitos monstros irritantes do oponente, por que temos que lembrar quando vamos fazer um Deck de todos os top tier do momento para termos uma vantagem prévia, então coisas como Dragosak, Pleiades, Abyssgaios que normalmente é mais difícil de tirar apenas com monstros e traps convencionais.
Mas já a pegada da Call of The Haunted é outra, no formato de hoje também temos muitas formas de destruir Spell e Trap, mas normalmente não é tão fácil assim conseguir esse feito, então temos que nos aproveitar disso para gastar os recursos do oponente com o intuito de ganhar vantagem com nossas próprias cartas, por exemplo deixando a COTH setada apenas quando se tem "B targets" no cemitério.
Para quem não sabe "B Targets" são como se fossem o plano B, ou a carta na mangá de uma jogada, exemplo é eu setar uma COTH para ganhar com "Galaxy-Eyes Photon Dragon" no próximo turno, porém o oponente tirou MST foi destruir a minha set, meu objetivo original era pegar o Galaxy-Eyes, mas devido a circunstancia, eu não posso sair perdendo, então eu dou Chain na quick-spell dele, e trago "Sangan" para o campo, consequentemente o Sangan vai ser destruído junto com a COTH dando trigger no seu efeito e me dando um search, então mesmo eu não concluído meu plano original, quem saiu perdendo foi o oponente, por que eu ainda tirei vantagem da própria carta dele.
É a mesma coisa aqui, temos duas opções de B Targets viáveis, a primeira e mais óbvia é trazer a Light para dar Trigger e logo trazer outra Lady apropriada para situação ou se você já tiver alguma Lady presente no campo, você pode trazer a Water para dar 2 Draw antes da COTH ser destruída, enfim, o importante é sempre que for fazer uma jogada, pensar se você vai ter um segundo plano.
Essa nossa próxima dupla também pode ajudar muito na consistência e proteção, Catoblepas and the Witch of Fate vai te trazer proteção enquanto estiver face-up e o melhor de tudo é que o efeito dela não da Target, então monstros mais chatos de tirar como Bujins e etc... Não vão ser um problema para você, e outra coisa legal também é o elemento surpresa, por que a nossa queria é uma assassina em série, consegue matar vários de uma vez, caso por exemplo você tenham 1 e 1 Witch no cemitério, com apenas uma COTH setada você está praticamente livre de OTK's, assim como se o oponente tiver 5 Dragon Ruler na zona de Banished e ativar Return from The Different Dimension, você pode dar chain com a sua COTH trazendo a Witch e matando os 5 apenas por remover 1 Lady, é ou não é vantagem?
Tirando o fato de deixar Decks que precisam de spam mais lento, ela também nos da uma sinergia boa com os outros suportes, como a Fortune's Future que acabamos de falar sobre e também uma possível Return From The Different Dimension que pode ajudar a gente a dar OTK ou fazer alguns combos interessantes, por que lembrando a Return remove todos os monstros de volta no final do turno, então é outro dos mil e um Trigger para a Light, rs.
Photon Thrasher entra como beater e ajudante de XYZ de uma maneira geral, e claro, para compensar o nosso field também, já que nós mandamos a Normal Summon para o futuro, ele pode preencher o vazio que continua no campo com seus devastadores 2100 de ATK! Mas pera ai gente, vocês viram mais alguma coisa em comum com essa dupla?
Sim, eu estou falando do nosso queridíssimo e presente amigo reptile Masked Chameleon
"WAAAAT EFFY? De novo esse bicho, você coloca ele em todas as builds OMG, chega não aguento maaaais"
CALMA! Para tudo tem um motivo, e todos nós sabemos que o meu objetivo aqui nessas matérias é introduzir maiores opções de jogabilidade para o meu publico se livrar da ditadura do meta, assim deixando o jogo mais diversificado e ao mesmo tempo divertido, então eu não posso simplesmente ignorar um grande suporte gente, por mais que pareça repetitivo, ele é muito útil e já vou falar do papel dele exato nesse Deck.
Afinal é auto XYZ Rank 4 ou Synchro level 8 com apenas uma carta, rs, é quase como reclamar que todos os Decks tinham Pot of Greed.
Então vamos la gente, vamos ver o que podemos fazer para dar um UP nesse Deck com as nossas opções de extra fornecido pelo camaleão.
Tirando o convencional, que seria o Number 101 para tirar monstros chatos, Crimsom Blader para parar dragões e alguns Decks do meta atual como Mermail e Stardust Dragon para proteção de uma maneira geral, temos alguns outros que também combam de forma sinérgica com as Ladies.
Scrap Dragon é um dos Triggers finais para a Light, então use com sabedoria para invocar qualquer uma delas sem restrição, e uma das outras coisas boas é por exemplo usar um monstro que foi Target de COTH como material de XYZ ou Synchro, a COTH fica no campo boiando depois disso, então para o Scrap, é como se fosse um free Target, sem duvidas uma ótima maneira de usa-lo, e temos também o nosso fator do field, quando o Future Vision remove algum monstro e é destruído, esse monstro não retorna, então isso pode ser um bom target para o efeito do Scrap também para deixar o oponente em desvantagem!
Ou então temos nosso destruidor em massa Jeweled Red Dragon Archfiend Dark Hole contra monstros em posição de ataque, o nosso dragão aqui também da trigger para a Light, porém só ele vai poder atacar nesse turno, então o melhor a fazer a aproveitar para tirar monstros que estão te incomodando, por exemplo algum em modo de defesa que vai impedir um ataque direto, é só trazer a FL - Fire que ela não pode atacar mas pode queimar o oponente com seu efeito! Um casal perfeito.
Agora que vocês conhecem como eles tem sinergia com o Deck vamos falar sobre as ultimas coisas que seria as fraquezas das nossas bruxas.
Fortune Ladies quando começam a combar, conseguem fazer maldades do tipo que ninguém espera, porem as nossas moças tem muitas fraquezas iminentes, a primeira delas é que todas morrem para Effect Veiler, ficando não só sem efeito, mas também com 0 de ATK, o que pode ser desastroso em situações de emergência. Pensando nisso e no nosso amigo Maxx "C" que também faz a festa por causa do nosso Spam, eu recomendo a todos que coloquem 3 Mind Drain no seu SIDE DECK, isso por que não vai parar apenas as Hand Trap, mas vai parar Decks atuais que podem se aproveitar da hand de uma maneira geral, assim como Bujin, Dragon ruler e Mermail.
Agora para a rotação da Light e probabilidade de combo ficar maior, por que como vocês viram, quase que o Deck todo é baseado no efeito dela sendo ativado, temos a opção de colocar o Rai-Mei, eu prefiro ele a qualquer outro monstro que de Special Summon do Deck por que ele manda para mão, coisa que da pra gente aproveitar muito mais por causa do nosso field, e também se você quiser colocar na sua versão, ele pode trazer Effect Veiler para futuros resgates no ultimo momento. Porém se você ainda quiser uma versão mais rápida, temos o One for One, mas é aquela coisa né tem que saber usar na hora certa por causa do -1, assim como vocês também tem que começar a usar na hora certa cartas como Mystical Space Typhoon e não continuar com o tradicional "Blind MST", que seria sair acertando qualquer face down que você achar ameaçadora, deixa a MST setada, vai que o cara da MST na sua, ai você pode fazer como eu falei la em cima e dar chain para fazer ele perder uma carta de bobeira, fora que contra as Ladies, o pessoal vai saber o que sidear por que side contra elas são o que eles usam contra o meta sabe, impedir remoção, Skill Drain etc... Então comece a guardar suas MST's e use com sabedoria! (afinal uma chain em uma Tenki pode custar para o oponente o jogo, rs)
Então gente, vou ficando por aqui com a matéria de hoje, espero que vocês tenham gostado do novo "formato" do TGOG, e se possível comentem de que jeito vocês preferem, assim com apenas a utilidade em combos e varias e o efeito em link, ou com efeito no texto com minhas palavras como nas outras matérias, não esqueçam também de comentar o voto de vocês para a próxima matéria e o que achou sobre essa, é de comentários que o meu desejo de melhorar e continuar trazendo opções alternativas contra o meta aumenta. Então não economizem por que eu adoro saber o que vocês estão pensando ou alguma experiencia que tiveram com o Deck!
Fiquem agora com a Deck list base e depois a lista de arquétipos para a próxima terça:
3x Catoblepas and the Witch of Fate
3x Photon Thrasher
3x Fortune Lady Dark
3x Fortune Lady Light
3x Fortune Lady Water
2x Masked Chameleon
1x Fortune Lady Fire
1x Chaos Sorcerer
1x Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning
1x Rai-Mei
3x Fortune's Future
3x Future Visions
3x Mystical Space Typhoon
1x Dark Hole
3x Call of the Haunted
2x Mirror Force
1x Compulsory Evacuation Device
1x Sixth Sense
1x Return from the Different Dimension
1x Torrential Tribute
Extra Deck
Armades, Keeper of Boundaries
Black Rose Dragon
Crimson Blader
Jeweled Demon Dragon - Red Archfiend
Scrap Dragon
Abyss Dweller
Gagaga Cowboy
Gaia Dragon, the Thunder Charger
King of the Feral Imps
Magi Magi Magician Gal
Norito the Moral Leader
Number 39: Utopia
Number 61: Volcasaurus
Number 101: S.H.Ark Knight
Tiras, Keeper of Genesis
Próxima terça:
Morphtronic
Nordic
Plant
Psychic
Reactor
Spider
Tech Genus