Home
Contato Parceria Facebook

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Curiosidades Orichalcos + Supernatural!?

300px-TheSealofOrichalcos-LC03-EN-UR-LE_thumb[2][4]

The Seal of Orichalcos, ou “O Lacre de Orichalcos” é uma carta que com certeza você conhece e se lembra de sua mítica participação na tempora Waking The Dragons de Yu-Gi-Oh! DM.

O que poucos sabem é que ele foi baseado não em uma história, mas em duas, devido a combinação de símbolos presentes na artwork.

Depois de ler esse post, você vai começar a pensar um pouco. É um tanto que curioso, quem gosta de aprender coisas novas com certeza vai gostar.

Como seu disse, poucos sabem sobre essas curiosidades, se você já sabia, me ignore completamente agora. Continue lendo!

ATENÇÃO: Post com Spoilers, não leia! (Ou, se preferir, leia de olhos fechados)



 

1: As letras ao redor do símbolo são escritas em Enoquiano:

A primeira parte se refere as letras ao redor do selo (sim aquilo são letras), de uma língua estranha chamado Enochian… É essa abaixo:

800px-Enochian_alphabet[7]

Enochian ou Enoquiano, em uma tradução aportuguesada. Esse nome é dado para a linguagem oculta ou angelical registrada por um cara chamado John Dee e seu colega Edward Kelley no século XVI na Inglaterra. Dee se dedidou aos mundos da ciência e magia, assim como eles estavam se tornando distinguíveis, e Kelley foi um médium espírita que trabalhou com Dee em suas investigações mágicas. Eles alegavam que a linguagem foi revelada a eles por anjos celestes. Alguns estudiosos contemporâneos de magia consideram a língua artificial e que não deixa de ser viável para trabalhos de magia, enquanto estudiosos de línguas artificiais simplesmente a consideram uma imitação muito ruim de uma língua antiga, com gramática derivada principalmente do inglês. A linguagem é a parte principal para a prática de magia Enoquiana.

A linguagem encontrada em diários de Dee e Kelley abrange um corpo textual limitado, apenas algumas partes com traduções em inglês. Vários linguistas, notavelmente Donald Laycook, estudaram Enoquiano para argumentar contra quaiquer recursos extraordinários da língua.

Os diários de Dee não descrevem o Enoquiano desta forma, preferindo definições como “Angelical”, o “Discurso Celestial”, a “Língua dos Anjos”, a “Primeira Língua de Deus/Cristo”, a “Língua Sagrada”, ou “Língua Adâmica”, pois de acordo com os anjos de Dee, foi usada por Adão no paraíso para nomear todas as coisas. O termo “Enoquiano” vem da afirmação de Dee que o patriarca bíblico Enoque tinha sido o último a ter conhecimento do idioma, antes de Dee e Kelley.”

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Enochian;

Supernatural[5][3]

A série de TV Americana Supernatural possui uma mistura de conteúdos pra lá de interessantes que em um momento ou outro vão cruzar com outros elementos interessantes, e como Yu-Gi-Oh! também esta cheio desses mistérios, nós vamos continuar a nos questionar se existem relações entre ambos, se um é baseado no outro, porém a verdade pode estar muito mais distante do que podemos imaginar, pois tudo o que temos de fontes estão na internet – e em imensos livros empoeirados em alguma biblioteca do mundo –, e que nem tudo pode ser realmente comprovado, já que qualquer um escreve na Wikipedia.

Para quem não conhece Supernatural (Sobrenatural, quando passava no SBT), o lema da série é: TUDO, eu disse: TUDO, o que você pensava ser apenas histórias de ninar, É REAL. Vampiros; Lobisomens; Dragões e outros seres mitológicos; Fantasmas; Anjos e Demônios; Deuses Pagões; Céu e Inferno; Purgatório; Contos de fadas; Desenhos animados. Absolutamente tudo (o que ainda não apareceu existe e será exibido no episódio da semana que vem) é real. E segundo isso, nós vivemos dentro desse universo cheio de paralelos e em total harmonia, todos nós, onde esses seres sobrenaturais definem o nosso destino. Talvez no episódio da semana que vem seja explicado de uma maneira bem criativa algo sem o menor sentido até então, dando sempre importância ao conteúdo original. Isso é o que torna o universo de Supernatural fantástico. Se você não curte Supernatural, cuidado com a Cuca (A de Monteiro Lobato mesmo).

A língua Enoquiano, por exemplo, já vem sido explorada a algum tempo na série. Os anjos se comunicam entre si por essa língua quando não querem que alguém entenda o que eles estão falando, já que só esses possuem tal dom. É possível interpretar, mas com dificuldades. Crowley, o “novo lúcifer”, aparentemente é o único demônio que pode entender uma conversação de anjos em enoquiano até esse momento da série.

Quanto a Yu-Gi-Oh!, já estamos familiarizados com o lema de misturar diversas culturas/mitologias em todo canto. Não quero falar ou explicar que já tivemos mitologia Egípcia e Nórdica no primeiro e terceiro anime, respectivamente, e outras várias culturas ou referências ao longo das demais, além de existir cartas que foram lançadas que não são tão mainstream nas séries, baseadas principalmente em criaturas mitológias…

2. O símbolo se chama “Hexagrama Unicursal”

unicursal

194px-Solid_unicursal_hexagram.svg

 

 

 

Em outras palavras, é como se você traçasse uma estrela com 6 pontas sem tirar a caneta do papel. O resultado é esse ao lado, ou o selo de orichalcos.

Todos já conhecemos o hexagrama do Lacre de Orichalcos e podemos continuar com o post. É aí que Supernatural entra novamente no post. A primeira aparição de um símbolo como esse foi nessa cena abaixo vista no episódio 12 da oitava temporada, entitulado como “A Time Goes By”. O símbolo aparece circulado duas vezes de maneira semelhante ao do lacre de orichalcos. Esta cravado na porta de entrada de uma espécie de sociedade secreta chamada “Os homens das Letras”, e é também o símbolo significativo dos membros de tal seita que vem sobrevivendo a séculos:

orichalcos

A partir de então ele aparece mais algumas vezes no mesmo episódio, e volta a aparecer no último episódio (13) lançado semana passada.

282665_475354479191493_1084397567_n

Essa chave, por exemplo, é herança dos protagonistas Sam e Dean Winchester. A chave abre um galpão que contém segredos coletados pelos “Homens das Letras” desde a existência dos mesmos. Magias nunca antes conhecidas pelo mundo e que nem podemos imaginar - um bom exemplo dado é que com o pó de camomila e algumas palavrinhas diferentes de Abrakadabra é possível fazer uma pessoa cair em profundo sono (referências com “A Bela Adormecida”?) -, pois nunca antes foram registrado em nenhum livro atualmente empoeirado em uma biblioteca ou sendo alvo de muitos estudos aroud fuckin globe. Para quem não entendeu, a tal chave abre segredos que se caíssem em mãos erradas seria um sério problema.

A ligação de tudo isso? Eu não sei, mas, pretendo rever a temporada do Lacre de Orichalcos do Yu-Gi-Oh! clássico e continuar a acompanhar ansiosamente o lançamento dos próximos episódios de Supernatural, já que esses dois atualmente são as minhas séries favoritos. Okay, confesso que não acompanhei totalmente a saga do Orichalcos, por isso não levantarei palpites a respeito da Atlântida de Dartz e aquele tal Leviatã – que aliás, a temporada passada inteira de Supernatural foi baseada nesses seres que são as feras que pairavam na Terra antes mesmo da criação de qualquer ser vivo conhecido e foram aprisionados pelo próprio Deus no Purgatório para nunca mais voltarem.

Na verdade, talvez não tenha ligação nenhuma, mas se você leu tudo até aqui, meus sinceros parabéns, você agora pode pensar, pois quando eu leio um post semelhante já fico sem dormir por uma semana pensando sobre a vida e a existência do universo. Isso é individual de cada um, eu acho, ou talvez seja apenas uma fase ou estado de espírito, vai saber…

 

Enfim galerinha, só queria compartilhar isso com vocês (eu precisava). Se gostaram não se esqueçam de comentar e se não gostaram deem sugestões diferentes para posts semelhantes a esses não se repetirem por aqui. Bom, vocês já sabem o que fazer. Até a próxima!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Nenhum comentário: