O que mudará no Metagame quando 2014 chegar? Vamos analisar.
- Censuras no Anime: Episódio 15 (DM)
- HCNC #21 e #22: Number 101 e Number C101
- Heraldic Beast e seu futuro no TCG
Sendo bem direto: Tudo, obviamente, depende da Banlist. Porém, eu vejo uma grande tendência, que inevitavelmente será difícil de parar: A unanimidade dos decks com grande parte de sua base de monstros ser do nível 4. Claro, se os Rulers caírem a 1 vai acontecer que essa tendência vai deixar de ser uma tendência e vai virar o que mais próximo temos de realidade (Ou o que temos de mais poderoso) dentro dos padrões do jogo. Como eu sei? Vamos aos fatos:
1. Os monstros Xyz genéricos lançados:
Acima temos 3 exemplos: Number 18: Heraldic Progenitor - Plain Coat, Number 101: Silent Honors Ark Knight e o Noblswarm Belzebuth, respectivamente. O que ambos tem em comum? Genéricos, apenas 2 monstros de nível 4 os fazem, APENAS, repito. Cada um tem uma função diferente dentro do jogo, óbvio, os 3 tem efeitos diferentes, porém, eles trazem ao jogo a mesma coisa: Uma adição de opções mais potentes aos decks que os fazem. Quando digo potentes, não é de potência em termos de aumentar a força, é de serem potentes o suficiente para serem Overpowers. Vamos pegar o único exemplo que usa os 3 citados: Heraldic Beast. Esse, para mim, é o deck que vem a ser batido por enquanto, com uma única fraqueza chamada Necrovalley, porém, isso é assunto para mais tarde, continuando... Heraldic Beast reúne as características que um meta precisa: Consistência beneficiado pelo grande poder que vem do cemitério, fazendo o deck sair do zero na mão até um campo sólido ou tirar a diferença entre você e o seu oponente, além de Poder de Campo e Special Summon. Claro, ele tem sua fraqueza a sides com Gozen Match e Imperial Iron Wall, que são coincidentemente iguais ao dos Rulers, mas são inegavelmente fortes. Os 3 Xyz agregam valor demais ao deck, fazendo o deck reverter de modo fácil as desvantagens de um duelo e ao mesmo tempo, montar seu jogo. Onde quero chegar é: Os Xyz's Rank 4 estão tão perigosos quantos os Rank 7 foram durante esse formato e o último. Só observar que hoje Ruler tem que se virar colocar muito mais que um Sack Control para ganhar duelos como era antigamente, "apelar" para uma trap line, pois só um Number 101 pode acabar com ele, claro os filhotes se foram, mas estou querendo chegar de novo é que a era Ruler parece estar no fim, independente de Banlist ou não.
2. Reforço/Criação a/de Decks que tem como base o Rank 4:
Está claro em todos os produtos, galera. Nos Structures Deck temos Cyber Dragons que moldam seus níveis para 5, mas podem sim usar Rank 4. Nos Duelists Sets, Geargia depois de receber uma Armadilha poderosa, que até então tinha só dois alvos, chega no Duelist Set deles com mais duas opções, onde trás níveis 3 do archtype direto do deck e transforma-os em níveis 4. E agora, falando dos Gravekeepers, veio os reforços do Legacy, só não atualizando o deck, mas também os deixam mais fortes do que sempre foram. Promos como o Geargia que está acima também é outro indício. Vem de todos os lados. Porém, porque Gravekeeper? Porque Cyber Dragon? Porque Geargia? Cybers e Geargias são para lembrar que Machines, até a lista passada, o melhor tipo de monstro do jogo, ainda está forte, Cyber já foi meta, é querido pelos jogadores, vende. Estão tentando colocar os Geargia no gosto dos asiáticos, e Sam Pedigo, no YCS Turim, reforçou isso: Eles podem, e vão ser fortes. Da mesma forma que Sam trabalhou numa build adaptada deles a esse meta, eles poderão ser adaptados para o próximo. O problema é que a predominância de um deck somente vai acabar, o que faria eles retornarem a uma build padrão e é onde Gravekeeper entra. Percebam que um deck é vulnerável ao estilo do outro entre os decks que figuram no topo do jogo, no futuro. Todos tinham uma dificuldade contra certos decks, menos Bujin Control, que é um deck criado recentemente. Agora eles tem que se preocupar com Gravekeeper, se preocupar com Necrovalley. Sem contar com os Chronomaly que não citei, mas são igualmente poderosos aos outros citados e que recebeu reforços.
___________________________________________________________________
O recado tá dado, vamos dançar no nível 4. Isso significa que Evilswarm terão que se adaptar. Ophion não será mais tão necessário quanto antes, a menos que enfrente Prophecy ou Mermail. Dos dois citados, Mermail é outro que terá que se adaptar. Pelo andar da carruagem, Tidal a 1 muda tudo no deck, será necessário rever conceitos ou reforçar outros. Mermail Abyssocea e Abyssteus vão ser o top combo do deck ainda, mas perde no late game com menos 2 tidals. Isso é um motivo mais que suficiente para ter que repensar toda uma estratégia já estabelecida. Só não pode retroceder ao passado, onde Undine com Dragoons a 1 tem que ficar mesmo no passado. E pensar num futuro. No futuro com armadilhas. Uma Trap Line que possa fazer o deck nivelar o jogo diante dos outros. Ruler faz isso hoje e dá certo, tudo bem que sejam estilos diferentes, mas precisa haver mais adaptações no deck. Talvez um enfoque maior no Abyssgaios, e seu efeito que vai ser extremamente importante. E/Ou talvez, techs como essa:
Proof of Powerlessness Normal Trap Card Activate only while you control a face-up Level 7 or higher monster. Destroy all face-up Level 5 or lower monsters your opponent controls. Monsters you control cannot attack this turn. |
Proof seria tudo que Mermail, Dragunity Ruler (Que deve sobreviver) e Prophecy precisam (MPB também Samuca). Ativada no tempo certo, é pode ser uma Raigeki no turno do oponente. Linde (Contando que ela busque um Abyssleed), Abyssteus, Abyssmegalo, World of Prophecy, High Priestess e os Synchro nível 8 feitos por Dragunity, além dos Rulers do deck. Todos alvos do custo da Proof, é uma ótima pedida para side caso use um desses decks, ou até para uma tech de Main Deck que surpreenda, que é sempre bem-vindo. Porém, vejo que ela meio difícil de se encontrar/comprar.
Falando em comprar, a hora para comprar Bujin, Ghostrick que é outro deck que pode vim a surpreender, Heraldic Beast ou até Chronomaly é agora. AGORA. Quando virar a lista de Janeiro, esses decks crescerão de preço. E quem está vendendo um desses agora, recomendo que segure. Essa é a melhor hora do formato: Entre safra de formato, decidir qual deck investir. Esse report é para vocês que ainda não sabem o que fazer. A ideia é essa. Até amanhã com outro report o/