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quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Random Card #17: Mechquipped Angineer

 
Eai Galera o/

Não se acostumem, tive um tempinho para fazer o post e também tava com saudades de vocês. Vamos lá que eu tenho muito o que falar desse monstro que pouco conheço, mas já considero "pakas".


Mechquipped Anginner
Rank 3 / LIGHT
ATK: 1800 / DEF: 1000
Fairy / Xyz / Effect

2 Level 3 monsters
Once per turn, during either player's turn: You can detach 1 Xyz Material from this card, then target 1 face-up Attack Position monster you control; change it to face-up Defense Position, and if you do, it cannot be destroyed by battle or by card effects this turn.






Nosso amigo Anginner é mais um a fazer parte de uma família comum de Xyz em nossas vidas de duelistas, os Rank 3 Genéricos, que tem como principais representantes cartas como Wind-Up Zenmaines, Number 17: Leviathan Dragon, Temtempo e Acid Golem, todos esses citados são staples em vários decks que tem acesso a esse Rank, e logo Mechquipped também será. Porque? Antes vamos conhecer melhor a carta, depois explico a série de jogadas que esse monstro pode trazer.

NumberHunters-BoosterEN

Mech é uma carta TCG-Only, vinda do booster Numbers Hunter como Secret Rare. Ele não é um Number, obviamente, e junto com a ofuscação de outros monstros melhores ou mais badalados, como Number 74 ou Box of Friends, ele ficou esquecido nas pastas ou usado como troca. Sinto pena de você que trocou ele por E-Dragon ou Prophecy Card.


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Antes de aparecer no Numbers Hunter, essa carta apareceu no anime Yu-Gi-Oh Zexal, usado no episódio 74 pelo personagem Fender, em um duelo contra o Yuma. O detalhe a ser mencionado sobre isso, é que ele invés de Fairy-Type (WTF KONAMI?) era Machine-Type e seu efeito, era digamos, mais ruim que no TCG, como podem ver abaixo:

MechquippedAngineer-JP-Anime-ZX-NC
Imagem do Episódio 74, review desse episódio no blog, aqui.
Anime Effect:
2 Level 3 monsters
Once per turn, during either player's turn, if this card is in Attack Position: You can detach 1 Xyz Material from this card; change this card to Defense Position, and if you do, it cannot be destroyed by battle this turn.


A diferença do efeito do anime para o TCG é gritante, e isso foi muito bom. De um monstro comum que se auto protege de somente batalha por mudança de posição, Angineer se transformou em um monstro que protege outros monstros mais importantes em posição de ataque por mudança de posição, não só de batalha, mas por destruição por efeitos, o que nesse formato no TCG, voltou a ser o meio mais usado para tirar cartas do campo. Compulsory a um, quem diria Konami...
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Ainda no ramo de Trívias e curiosidades, essa carta tem um detalhe importante, seu dois nomes "Mechquipped" e "Angineer" são palavras chamadas de palavra-valise. É quando um termo na linguística que se refere a uma palavra que faz uma fusão de duas palavras, geralmente uma perdendo a parte final e a outra perdendo a parte inicial.
  • Mechquipped = Mech (Mecanismo) + Equipped (Equipado)
  • Angineer = Angel (Anjo, o que justifica seu nome WTF) + Engineer (Engenheiro).

Obs: Se depois disso, você ficou pensando que essa carta é mais WTF que imaginávamos, você não é o único que pensa assim.


Não somente interessante em trívias e curiosidades, ela coleciona um leque de opções de jogadas. Seu efeito é muito amplo e eficaz, decide duelos, principalmente por ser um Quick Effect que pode ser disparado em ambos os turnos:

  1. Ele pode ser um belo controlador de campo, por ficar imune por até DOIS turnos, o que pode te deixar com tempo razoável para virar duelos, ou ganhar vantagem em cima de uma Final Countdown, por exemplo.
  2. Proteger monstros julgados mais poderosos ou que travam o oponente para tirar vantagem no jogo por uma simples troca de posição de batalha.
  3. Sua invocação é fácil. Tour Guide from the Underworld ou Crane Crane o fazem facilmente. 
  4. Pense que você está atacando com um monstro A e Mechquipped. Você declara ataque com o monstro A e seu oponente ativa Dimensional Prison. Você pode usar o efeito do Mech em chain e cancelar seu ataque mudando o monstro para modo de defesa. Você também pode cancelar declarações de ataque evitando perdas de monstros ou ataques com cartas como Mirror Force ou Swift Scarecrow. 
  5. Podes proteger um Gimmick Puppet - Destiny Leo por dois turnos enquanto colocar counters nele, sem usar sua Spell/Trap Zone.
  6. Por ser Quick Effect como falei, pode ser usado em chain a ativação de cartas como Dark Hole, Soul Taker, Smashing Ground e etc e proteja o monstro alvejado de destruição.
  7. Mechquipped Angineer é o fim para Bottomless Trap Hole. Você pode usar seu efeito em chain a ativação da armadilha e proteger seu monstro da destruição, mas ele fica em modo de defesa.
  8. Seu efeito pode combar muito bem com Karakuri e seus efeitos por mudança de batalha, além do bônus de não ser destruído por batalha e efeitos.
  9. Com ele, você pode evitar a destruição por efeitos no final do turno dos Koa'ki Meiru. 
  10. O combo mais impressionante: Maiden with Eyes of Blue é o alvo perfeito para seu efeito. Faz alvo da Maiden, invoca Blue-Eyes White Dragon e de quebra protege a Maiden para o próximo turno para uma sincronização.
  11. Use Rank-Up Magic - Barian's Force para fazer um Chaos Xyz e invocar sua evolução CXyz Mechquipped Djinn Angeneral, que tem um efeito um pouco pior que o dele, em termos de utilidade, na minha opinião.
Lembrando que o Mech ajuda muito, mas não garante total proteção. Existem muitos meios de se tirar um monstro de campo no formato de hoje, removendo, voltando a mão ou extra, voltando ao deck... Mas, que ele pode ajudar bastante, isso não opde ser discutido.

Bem, aí está mais um Card Review de um Random Card. Mech tem tudo para ser um Rank 3 genérico staple pela versatilidade que seu efeito possuí. Espero que tenham gostado e até algum dia, amigos. o/

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