Eae galerinha, como vão? Estou aqui mais um domingo juntinho de vocês para dizer o que houve de mais inusitado no episódio do Zexal que foi exibido hoje no Japão. Infelizmente no próximo domingo (dia 29) não terá episódio, pois o anime só retorna dia 6. Então vamos aproveitar o duelo FANTASMÁTICO (Fantasmagórico + Fantástico) de hoje.
Confira a análise do episódio anterior clicando aqui; Confira a prévia do próximo episódio clicando aqui.
Como o episódio de hoje não teve muita ação e coisas que jamais acontecem em um duelo como monstros fortões e duelos emocionantes ao ponto de me incentivar a escrever uma análise completa com até spoilers demais do episódio, como aconteceu em meu último post desta categoria, vou falar apenas das cartas novas (que são muitas!)
Mas antes vou resumir um pouco o que aconteceu nesse episódio: REGINALD “SHARK” KASTLE FICOU FORTE DE UMA HORA PARA OUTRA! Digo isso pois ele deu um show de talentos no Yuma nesse episódio, invocando dois monstros Xyz em seu primeiro turno e no segundo trazendo mais um, deixando Yuma com apenas 100 pontos de vida. Ao ver detalhadamente o que houve nesse duelo eu fiquei impressionado com a habilidade do garoto.
Enfim, temos cartas novas, e vamos começar primeiro pelas do Yuma, que afinal é apenas duas:
Gogogo Gufo é uma carta que eu agradeceria se viesse a existir, já que os Gogogo ainda não estão completos e esta carta cumpre com o propósito do archetype que é acima de tudo proteção de campo. Impede seus Gogogo se serem destruídos (E se você usar com Gogogo Golem ele tem uma vida extra pelo próprio efeito) e ainda previne dano por efeitos. O lado ruim é que o primeiro efeito não se aplica se você controla outros monstros além dos citados, o segundo exige muitos do archetype no campo e o terceiro faz com que a carta seja destruída se as suas proteções se foram, o que deixa o uso desta carta restrito demais.
The Strongest Shield é outra carta modafoca que se viesse ao jogo confundiria a mente de todos. Foi usada no último instante para tornar o ATK do Heroic Champion – Excalibur exatos 8000 pontos, já que primeiro a sua DEF foi acrescentada ao ataque e depois pelo efeito do monstro seu ATK foi dobrado.
Mas aí tem um erro, pois quando o ATK do Heroic Champion – Excalibur é dobrado pelo seu efeito, é baseado em seu ATK original e não atual. Gauche (ou Nistro) já havia mostrado isso nos episódios anteriores, o ATK correto do Excalibur deveria ser 6000 mesmo que fosse primeiro acrescentado pelo efeito da mágica de equipamento.
Enfim, tanto fazia, pois se fosse 6000 também acabaria com Shark em um golpe. Continuando e agora com os novos monstros de Shark…
Panther Shark e Eagle Shark são perfeitos para serem avaliados como um só, já que praticamente um precisa do outro para cumprir com o propósito do anime de invocações Xyz rápidas. Os efeitos não são muito diferentes dos que estamos acostumados a ver por aí, um pode ser invocado sem tributo sobre determinada situação e o outro pode ser invocado especialmente se o primeiro já estiver no campo. Mesmo assim, creio que não seriam muito utilizados se viesse ao jogo, assim como todos os Sharks anteriores que são híbridos com outros animais ou coisas.
Big Whale é um monstro que me lembrou um pouco Fortress Whale (aquele monstro de Ritual do Mako Tsunami), seu ATK é precário para um Level 9, mas seu efeito compensa essa debilidade com a possibilidade de invocar qualquer monstro WATER da mão após isso (como se a baleia cuspisse algum animal marinho que lhe tivesse feito mal depois do almoço) e além disso vira para cima todos os monstros Set, apesar de continuarem em defesa. Por ser de Level alto e requerer dois tributos, se esta carta viesse ao jogo poderia fazer parte de alguns decks, mas não todos.
A estrelinha do mar Starfish, apesar do nome simples, é uma carta que daria um pouco de trabalho (saiba o porque abaixo). Para quem não entendeu o que ela faz, seu Level pode ser modulado conforme outras Starfishs que você controla. Por exemplo, se você controla outras duas Starfishs além dela, pode tornar seu Level 1, 2, 4 ou 5 (5 é o máximo), podendo fazer isso você pode chamar qualquer monstro Xyz de RANK 1 a 5 se possuir 3 delas no campo. Vamos para as cartas mágicas e entenda melhor:
Three Slice: (Samuel, se você estiver lendo isso, me diz se essa carta seria censurada?) Uma ótima carta para cortar em pedacinhos seus peixe grandes e esses pedacinhos serem úteis para outras cartas. Com um monstro Fish de Level 6 em campo você já obtém um Xyz de RANK 3 quase instantâneo. Shark usou no Big Whale de Level 9 para invocar 3 Starfish do seu deck, e por isso eu digo que as duas juntas seriam perigosas. Quanto ao tributar um Fish de Level 12, estou esperando a Konami lançar algum (o que é difícil, a não ser que seja um deus-tubarão).
A próxima carta faz com que qualquer monstro seja tratado como um Shark, Sharkize é um nome criativo, mas infelizmente não temos nenhuma carta que dê suporte exclusivo aos monstros Shark ainda (exceto o novo Xyz do Shark que vou falar abaixo), e mesmo assim 300 pontos de ATK é pouco, apesar de significar muito em alguns casos.
Fish Spawn eu gostaria de ver. Por um custo de 1000LPs você pode realizar uma Tribute Summon. Não é a toa que Shark usou esta carta para invocar sua Big Whale. Mas se viesse ao OCG/TCG teria que vir com uma restrição do tipo “Este Token não pode ser tributado para uma Tribute Summon, exceto para monstros WATER”, podendo ser apenas Fish também (Para evitar abusos, se é que me entendem).
Agora antes que eu me esqueça, lhes apresento:
Como eu conheço meus leitores, haverá mais discussões a respeito desse e de outros futuros monstros por não ser do tipo Machine. Deixe-me ver, tem aparência de um avião do exército em forma de tubarão (ou um submarino), é um avião ou submarino do exército, mas por que diabos é um Peixe!? (Tema para o futuro na categoria “WTF Konami”).
Assim como Fortress Whale é um monstro de Ritual, Shark Fortress é um monstro Xyz (qualquer semelhança é mera coincidência) – Só que Fortress Whale parece mais um peixe do que esse avião ou submarino verde da marinha ou aeronáutica. Seu efeito permite que outros monstros Shark ataquem mais. É um dos poucos monstro com efeitos desse tipo que podem ser ativados na Battle Phase. Resumindo, você ganha dois ataques adicionais na Battle Phase (e por isso Sharkize pode combinar com esta carta).
Acho que este episódio foi o suficiente para eu gostar mais do Shark (sinceramente nunca gostei ou odiei ele antes disso). Quero mais episódios como esse. E vocês? (Sim, post já acabou). Digam o que acharam nos comentários, façam suas apostas e dê sugestões que sempre são bem-vindas!
Até mais galerinha!