Over the Nexus -q
Ae galera! Bem, primeiro post após a mudança do blog e ao mesmo tempo a mudança do formato, então nada melhor que comentar de um Archetype que eu estou apostando (e muito) que vai conseguir se sair bem no próximo formato: The Agent.
Os "Agents" são um Archetype formado por monstros LIGHT Fairy, que foram introduzidos lá no GX, no Ancient Sanctuary e ganharam mais suportes no seu próprio Structure Deck, Lost Sanctuary.
Todos eles tem um efeito que possa se beneficiar da The Sanctuary in the Sky, e seus nomes são sempre compostos por "The Agent of (Propriedade) - (Planeta)". Além disso, como alguns já devem ter percebido, temos somente 6 Agents, faltando alguns planetas, porém isso foi proposital, representando tempos mais antigos, onde ainda não tinha descoberto todos os planetas.
Inicialmente, os Agents tinham um estilo de jogo baseado nos Life Points: Enquanto você tiver mais LP que o oponente, melhor pra você, que irá aproveitar melhor o efeito deles. Porém, com o lançamento do Lost Sanctuary, o estilo de jogo deles mudou, mudando um pouco mais pra banimento de monstros (Jupiter e Hyperion), além de ganhar importantes suportes, que afetaram e muito na jogabilidade do Deck.
The Agent of Force - Mars
Level 3 - LIGHT - Fairy/Effect
0 ATK / 0 DEF
"This card is unaffected by any Spell Cards. While you control a face-up "The Sanctuary in the Sky" and your Life Points are higher than your opponent's, this card gains ATK and DEF by the difference between your and your opponent's Life Points."
The Agent of Judgment - Saturn
Level 6 - LIGHT - Fairy/Effect
2400 ATK / 0 DEF
"While your Life Points are higher than your opponent's, you can Tribute this card to inflict damage to your opponent equal to the difference. If you do not control a face-up "The Sanctuary in the Sky", this effect is not applied. You cannot conduct your Battle Phase the turn you activate this effect."
Começando pelo estilo de jogo antigo deles, esses Agents mostram como funcionava a estratégia inicial. Mars tem 0 ATK e DEF, porém além de ser inafetado por Spells, enquanto você tiver The Sanctuary in the Sky, ele ganha ATK e DEF igual a diferença entre seus LPs e o do oponente, caso você tenha mais que ele, enquanto a Saturn pode infligir dano igual dependendo das mesmas condições que o ganho de ATK e DEF do Mars, porém ela necessita ser tributada e proíbe você de conduzir sua Battle Phase durante o turno em que ativa isso. Sobre o tributo da Saturn, ele pode ser negado, caso você controle a Sanctuary, é claro.
Bem, com isso dá pra perceber como eles jogavam, sempre se baseando em ter mais LPs que o oponente, algo que pode vir a ficar muito difícil em certas horas, já que o Deck tinha que ser focado em Heal, e por isso não tinha muita consistência.
The Agent of Wisdom - Mercury
Level 4 - LIGHT - Fairy/Effect
0 ATK / 1700 DEF
"If you control this face-up card and have no cards in your hand at the end of your opponent's End Phase, draw 1 card from your Deck during your next Standby Phase."
The Agent of Mystery - Earth
Level 2 - LIGHT - Fairy/Tuner
1000 ATK / 800 DEF
"When this card is Normal Summoned, you can add 1 "The Agent" monster from your Deck to your hand, except "The Agent of Mystery - Earth". While "The Sanctuary in the Sky" is face-up on the field, you can add 1 "Master Hyperion" from your Deck to your hand instead."
Bem, além de ter monstros baseados em LPs para ativar seus efeitos, temos também poder de Draw e Search no Archetype. Mercury não é lá grandes coisas, apesar de ter uma defesa razoável de 1700, porém seu efeito precisa de uma mão vazia, dificultando as coisas. Comparado a Earth, dá para perceber que não vale a pena utilizá-lo, já que ela pode simplesmente adicionar um Agent do Deck quando é Normal Summoned, ou até o Hyperion, caso tenha uma Sanctuary ativa. A Earth foi uma carta de extrema importância pros Agents, tanto por seu search, como por ser Tuner, possibilitando mais jogadas com a Venus.
The Agent of Creation - Venus
Level 3 - LIGHT - Fairy/Effect
1600 ATK / 0 DEF
"Pay 500 Life Points to Special Summon 1 "Mystical Shine Ball" from your hand or Deck."
Mystical Shine Ball
Level 2 - LIGHT - Fairy
500 ATK / 500 DEF
"A soul of light covered by mystical shine. When you see its beautiful shape, your dream will come true."
Venus também chegou no Lost Sanctuary, e é a única Agent a não ter um efeito que ganhe bônus com a Sanctuary ativa. Com seus 1600 ATK, ela pode pagar 500 LP pra chamar 1 Mystical Shine Ball do Deck, um efeito não limitado uma vez por turno, o que possibilita fácil Synchro/Xyz e até food pro Hyperion e para a summon do Archlord Kristya. Shine Balls são pequenos monstros Fairy com só 500 ATK e DEF, Level 2 e sem efeito, servindo apenas para serem chamados pela Venus (a menos que você faça um Deck Normal que os use) e como food ou materiais, como dito antes.
The Agent of Miracles - Jupiter
Level 4 - LIGHT - Fairy/Effect
1800 ATK / 1000 DEF
"Once per turn, you can remove from play 1 "The Agent" monster in your Graveyard to select 1 face-up LIGHT Fairy-Type monster you control. The selected monster gains 800 ATK until the End Phase. While "The Sanctuary in the Sky" is face-up on the field, once per turn, you can discard 1 Fairy-Type monster to select 1 of your removed from play LIGHT Fairy-Type monsters, and Special Summon it."
Master Hyperion
Level 8 - LIGHT - Fairy/Effect
2700 ATK / 2100 DEF
"You can Special Summon this card (from your hand) by banishing 1 "The Agent" monster from your hand, field, or Graveyard. Once per turn: You can banish 1 LIGHT Fairy-Type monster from your Graveyard to target 1 card on the field; destroy that target. While "The Sanctuary in the Sky" is face-up on the field, you can activate this effect up to twice per turn."
Por último, ambos os monstros que tem efeito relacionado a banir monstros, que vieram no Lost Sanctuary. Jupiter permite um ganho de 800 ATK pra um monstro LIGHT Fairy que você controle por banir 1 Fairy do Cemitério, e podendo até reviver esses Fairies banidos por descartar 1 Fairy da mão, enquanto controle Sanctuary. O outro é o boss do Archetype, o Hyperion. Hyperion tem grandes 2700 ATK, capazes de causar muito estrago, e seu efeito não interfere nisso, muito pelo contrário: beneficia. Ele pode ser Special Summoned da mão por banir um Agent, seja da mão, Cemitério ou campo, tendo uma summon extremamente fácil. Além disso, uma vez por turno, você pode banir 1 Fairy do seu cemitério para destruir 1 carta que seu oponente controle, e caso controle Sanctuary, você pode ativar seu efeito até duas vezes por turno.
Acabando o Archetype, passo pra algumas dicas de techs para os Agents. Primariamente, Kristya e Honest são ideias óbvias, ambos são Fairies com ótimos efeitos, onde um proíbe Special Summons e tem 2800 ATK, enquanto o outro tecnicamente faz seus monstros LIGHT serem imortais por batalha, dando dano. Além desses dois, temos o Herald of Orange Light, funcionando como um Veiler mais efetivo, e também a Cards from the Sky, uma espécie de Allure para os Fairies. Além disso, os Agents são muito versáteis, conseguindo diversas variações, sendo uma delas a conhecida TG Agent, que mistura os TGs a eles para adicionar potencial Synchro e Xyz.
Stairway to Heaven (Kurokumi - Agent Angel)
Monsters (21)
3x Mystical Shine Ball
2x Card Trooper
1x Sangan
3x The Agent of Creation - Venus
1x Honest
3x Thunder King Rai-Oh
3x Master Hyperion
2x The Agent of Mystery - Earth
3x Herald of Orange Light
Spells (8)
1x Heavy Storm
2x Pot of Duality
1x Monster Reborn
1x Forbidden Lance
3x Mystical Space Typhoon
Traps (12)
2x Torrential Tribute
2x Mirror Force
2x Bottomless Trap Hole
3x Call of the Haunted
2x Solemn Warning
1x Solemn Judgment
O bom e velho Agent Angel volta nesse formato, e com força total, conseguindo um controle enorme de campo, tanto via seus monstros, como o TKRO, Honest e Herald, como via suas Traps, ganhando boa ajuda da dupla Mirror e tripla Call of the Haunted.
Hi-Tech Angels
Monsters (27)
3x Mystical Shine Ball
2x The Agent of Mystery - Earth
3x The Agent of Creation - Venus
3x Master Hyperion
3x Genex Ally Birdman
3x T.G. Warwolf
1x T.G. Striker
1x Sangan
2x Effect Veiler
2x Cardcar D
1x Gorz
2x Tragoedia
1x Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning
Spells (8)
1x Dark Hole
1x Heavy Storm
1x Monster Reborn
2x Mystical Space Typhoon
1x Pot of Avarice
2x Pot of Duality
Traps (5)
1x Solemn Judgment
2x Solemn Warning
2x Torrential Tribute
Bem, esse é o Deck que estou utilizando com a nova banlist e conseguindo ótimos resultados com ele. Basicamente o velho T.G. Agents que conseguiu novamente força devido ao retorno da Earth, além de conseguir um spam lindo de monstros com a ajuda da Venus e Birdman.
Bem, foi isso, espero que tenham gostado e comentem ^^